Isabelle Nogueira leva cultura amazônica à Bienal do Rio com livro infantil

Escrito em parceria com Darlisom Ferreira, ‘As aventuras da Cunhã’ conta a história de uma ilha encantada, revelando a beleza, a cultura e os saberes do povo amazônico.

A presença de Isabelle Nogueira na Bienal do Livro do Rio 2025 marcou o lançamento de “As Aventuras da Cunhã”, livro que apresenta a cultura de Parintins ao público infantil. A tiragem inicial foi vendida em menos de uma hora.

Concebida durante momentos de pausa na rotina, a obra foi escrita com o objetivo de aproximar crianças de todo o país da realidade amazônica por meio de uma história acessível e ilustrada. A narrativa segue o trajeto de uma viagem até a ilha onde acontece o Festival Folclórico.

“Estou muito impactada, feliz e grata! Mais do que a importância da venda dos livros é o compartilhamento do saber sobre a cultura amazônica. Ver esse interesse do público no meu livro, é uma honra enorme. Estou muito feliz”

O livro apresenta elementos como culinária, lendas, paisagens e costumes regionais, construindo uma introdução cuidadosa ao cotidiano nortista. O projeto gráfico usa o formato de quadrinhos para tornar a leitura mais envolvente.

“Eu acredito que a educação revoluciona o mundo! Principalmente quando é aprimorada na infância. O meu livro é destinado ao público infantil, com o intuito de seguirmos resgatando nas crianças o orgulho amazônico. E, ao mesmo tempo, levar para as crianças do mundo todo o protagonismo da cultura da floresta, para preservarmos e plantarmos gerações de impactos”

O conteúdo foi pensado para reforçar a valorização do território amazônico, com ênfase no papel das novas gerações na preservação cultural e ambiental. O prefácio é assinado pelo reitor Professor Doutor André Luiz Nunes Zoge.

“Esse livro nasceu do desejo de mostrar para o Brasil e o mundo toda a riqueza cultural da nossa Amazônia. Crescemos cercados de uma natureza exuberante e tradições que precisam ser contadas com orgulho e respeito, repassando às gerações seguintes com orgulho a história do nosso povo”







Isabelle Nogueira leva cultura amazônica à Bienal do Rio com livro infantil


© 2025 |Revista Echos|


0Shares

Deixar uma resposta